Muitas razões fazem com que alguém precise de acompanhamento profissional, como um trauma. Nesse caso, assim como em tantos outros, o psicólogo grátis pode ser visto como uma saída, levando em conta que o tratamento clínico pode ser considerado caro.

Qualquer pessoa que se informa sobre o valor de uma sessão de terapia costuma ficar assustada como valor alto cobrado pelos profissionais e, sendo assim, é claro que o psicólogo grátis é uma excelente escolha.

psicólogo grátis

Diferente do que alguns podem pensar, é claro que o psicólogo grátis pode ter sim a mesma qualidade que uma terapia comum, sendo muito importante que se tenha bastante critério na hora de escolher.

Se você é mais uma das pessoas que necessitam de acompanhamento terapêutico e, para isso, quer conseguir psicólogo grátis? Veja como funciona! Saiba tudo lendo isso.

Quem pode fazer terapia com psicólogo grátis?

É claro que o chamado valor social, que é praticado por muitas clínicas, não é disponibilizado a todos os pacientes que simplesmente têm uma vida financeira mais complicada. A verdade é que existem alguns critérios.

Normalmente, para se conseguir psicólogo grátis, as pessoas precisam procurar o CAPS, que é um órgão público que ajuda no direcionamento dos eventuais pacientes.

Já para se conseguir um atendimento no CAPS visando psicólogo grátis, é preciso que as pessoas busquem uma Unidade Básica de Saúde e sejam encaminhadas pelo clínico geral.

No entanto, será que o serviço público é a única opção para quem precisa de sessão de terapia grátis ? Será que não existe nenhuma forma de conseguir atendimento gratuito na rede particular?

Geralmente, isso é bastante difícil de acontecer, sendo preciso que o indivíduo busque uma clínica que tenha algum serviço social, ou seja, que tenha como política o oferecimento de consultas gratuitas.

Como saber se o psicólogo grátis é bom?

Certamente, o fato de se designar um psicólogo gratuito faz com que as pessoas tenham menor poder de avaliação, ou seja, elas acabam não tendo tanta possibilidade de avalia-los.

No entanto, é importante que se saiba como identificar se um terapeuta é mesmo adequado, como o fato de ele respeitar a ética médica. Terapeutas que fazem comentários relacionados aos seus pacientes, por exemplo, já demonstram que não são confiáveis porque não seguem a ética médica.

Quem está em busca de terapeuta também deve fazer uma verificação do CRP, ou seja, do Conselho Regional de Psicologia, pois é obrigatório que esse profissional tenha um registro ativo ali.

Já os profissionais que não obtiveram o seu CRP não têm total conhecimento sobre a profissão, sendo essa a razão pela qual eles estão sem o registro.

O que prestar atenção na sessão de terapia grátis?

Infelizmente, é bem comum que as sessões de terapia que são oferecidas de forma gratuita sejam bem mais curtas do que o original.

Isso significa que os pacientes têm menos tempo com o profissional, fazendo com que seja mais difícil criar um vínculo com o terapeuta. Mesmo assim, vale a pena verificar se o psicólogo grátis está demonstrando compreensão a respeito do trauma ou de outro problema que o paciente apresente.

Caso o paciente tenha alguma questão a resolver com relação ao terapeuta gratuito é importante procurar novamente o CAPS ou a instituição que intermediou a terapia, expondo a situação e comunicando que existe um problema de falta de conexão com o terapeuta ou até de desrespeito à ética, eventualmente.

No entanto, se isso acontecer, o paciente deve estar “pronto” para ter de aguardar por um tempo até que uma nova vaga de terapia apareça.

Saiba se vale a pena fazer psicólogo grátis aprendendo mais sobre isso no nosso https://prozteam.com!

Deixe um comentário

Voltar ao Topo